VIVER ABRIL | sessão comemorativa EBSM
- Posted by rpfontes
- Categories 2023 | 2024, Notícias
- Date 26 de Abril, 2024
- Comments 0 comment
No dia 24 de abril, a Escola Básica e Secundária da Madalena comemorou os 50 anos do 25 de Abril. O Departamento Curricular das Ciências Humanas e Sociais dinamizou, em colaboração com o Departamento Curricular de Expressões e com o Departamento Curricular de Línguas Românicas, uma sessão comemorativa em que participaram alunos dos diferentes ciclos de ensino. O programa das atividades incluiu exposições, “assaltos” às salas de aula, declamação de poemas, dança e testemunhos sobre os valores de abril, atividades estas da responsabilidade dos docentes dos Departamentos Curriculares de Ciências Humanas e Sociais e Línguas Românicas e também de momentos musicais, dança e encenação musical, da responsabilidade dos docentes que dinamizam o coro da escola, os clubes Oficina da Música e Teatro, os quais se integram no Departamento Curricular de Expressões.
Ainda no âmbito das celebrações dos 50 anos do 25 de Abril, o Departamento Curricular de Ciências Humanas e Sociais propôs e dinamizou uma sessão em parceria com a Câmara Municipal da Madalena (CMM) denominada “Viver Abril”. A mesma teve por objetivo não só comemorar o 50.º aniversário do 25 de abril, mas também contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de cidadania democrática e sensibilizar para a importância da intervenção cívica.
Todos os ciclos de ensino estiveram representados na sessão realizada no salão nobre da CMM, onde os alunos e professores foram recebidos pela Presidente da Câmara Municipal da Madalena e pelos vereadores. Também estiveram presentes os Presidentes das Juntas de Freguesia da Madalena, da Criação Velha e de S. Mateus e o Presidente da Escola Básica e Secundária da Madalena.
Três alunos de cada ciclo de escolaridade, em representação dos colegas, apresentaram o resultado duma reflexão que foi feita durante o ano letivo sobre os pontos fortes e fracos nas várias áreas de intervenção da autarquia, seguindo o método de análise SWOT. Os alunos também apresentaram propostas e sugestões de melhorias para o concelho, das quais salientamos, entre outras, a construção de uma piscina municipal, arranjos diversos do edifício 2 da EBSM, instalação de campos Padel, novas estações de carregamento elétrico, requalificação do campo de desportos da Casa do Povo da Criação Velha, de modo a possibilitar a prática de desportos diversos bem como mais campanhas de sensibilização sobre os benefícios da separação de resíduos, identificando os aspetos e impactos ambientais, incentivando a população a assumir maiores compromissos.
O Departamento Curricular de Ciências Humanas e Sociais felicita toda a comunidade escolar pela forma entusiasta com que participaram nas atividades. Foi um dia importante para a escola, na medida em a partilha dos testemunhos das gerações que viveram a revolução e acompanharam toda a transformação social que ocorreu contribuiu para perpetuar essas memórias fundamentais porque estão na base da nossa democracia e da liberdade conquistada. Enfim, pensamos que todas as atividades desenvolvidas conseguiram enaltecer e reforçar junto das gerações mais novas a importância dos valores conquistados em abril de 1974.