Autonomia e Flexibilidade Curricular no 5.º ano de escolaridade na ECCN
Em 20 JUN 2019
No passado dia 7 de junho, pelas 19:00, a Escola Cardeal Costa Nunes abriu, mais uma vez, portas aos familiares dos alunos do 5.º ano de escolaridade para lhes apresentar o percurso de um ano letivo marcado pela boa diferença. Numa primeira parte, concentraram-se no Anfiteatro da escola e os alunos deram a conhecer, uma a uma, as várias dinâmicas/atividades que aconteceram nas suas aulas e fora delas, a saber:
- Projeto «Conhece o que te é próximo!» – Num processo de interdisciplinaridade de diversos conteúdos das áreas curriculares de História e Geografia de Portugal e Ciências da Natureza, e a necessidade de aprofundar conhecimentos sobre a vegetação endémica, relevo e cursos de água a nível regional e local, desenvolveram atividades de sensibilização e de preservação da natureza envolvendo o Clube do Ambiente da escola, Parque Escola da Ilha do Pico, Serviços Florestais da ilha do Pico e a Equipa de Saúde Escolar. Nesse sentido, realizaram uma saída de campo pela orla costeira da vila da Madalena, local onde está inserida a nossa escola, onde para além de praticarem uma caminhada ao ar livre observaram e fotografaram as plantas endémicas existentes. Esta saída de campo também lhes proporcionou o contacto com a ave Calonectris borealis também conhecida como “cagarro” pois coincidiu com a época de SOSCagarro 2018. Assistiram a uma sessão de sensibilização sobre as plantas endémicas e nativas promovida pelo Parque Escola da ilha do Pico. Tendo em conta que o espaço exterior da ECCN é amplo e vasto, plantaram espécies endémicas facultadas pelos viveiros do Parque Florestal da ilha do Pico e depois criaram um pomar com árvores de fruto resistentes ao meio ambiente local. Estas atividades proporcionaram um contacto direto com a terra e aprenderam a preservar e dar valor ao que é seu. Também fizeram com os professores de EVT as placas de identificação das árvores de fruto do pomar.
Este projeto foi distinguido na categoria “Alimentação, Saúde e Ambiente” do concurso do grupo Leya e a nossa escola receberá o Selo “Escola Amiga da Criança”.
Posteriormente os alunos apresentaram a peça musical “Count on me”, em flauta e voz, anteriormente mostrada durante a Semana dos Sentidos. - “Chatty Kids” – Explicaram que, este ano, tiveram um dos tempos de inglês em turno, com menos alunos em sala de aula, para promover mais atividades de oralidade: compreensão oral e produção/interação oral. Apresentaram aos presentes vídeos com alguns desses momentos de aula. Logo de seguida, houve dança apresentada por algumas meninas de 5.º ano de escolaridade.
- Apoio ao Estudo – Ao longo do ano, estas aulas eram divididas semanalmente por dois tempos letivos. Um apoiado por duas professoras e toda a turma estava presente, outro era realizado em turno com a disciplina de Inglês e tinham apoio de uma professora. Neste espaço, aproveitaram para estudar e esclarecer dúvidas, realizando fichas formativas. Também aproveitaram para planificar e preparar os diversos trabalhos e organizar o caderno diário. Consideraram que este espaço foi uma grande ajuda para o seu desempenho escolar. Apresentaram, neste momento, poemas criados por eles e já dados a conhecer na Semana dos Sentidos.
- Desdobramento Cidadania/ TIC – Na hora de Cidadania estavam também divididos em turno de 45’. Um dos tempos tinham Cidadania com as diretoras de turma e no outro tinham TIC com o professor. Ao longo do ano, os trabalhos foram desenvolvidos nas diversas disciplinas com o recurso a ferramentas digitais que foram trabalhadas na aula de TIC. Fizeram trabalhos para Ciências, História e Geografia de Portugal, Educação Musical, Inglês, Português e Cidadania. Foram aqui projetados alguns destes trabalhos. Esta parte da noite terminou com flauta e voz, com a canção “Radio Gaga” dos Queen.
Numa segunda parte, alguns alunos dirigiram-se com os seus encarregados de educação e professores de EVT ao pomar e colocaram as placas identificativas nas várias árvores de fruto. Enquanto isto, outros encarregados de educação respondiam a inquéritos acerca do impacto do projeto de autonomia e flexibilidade curricular desenvolvido no corrente ano letivo.
Tudo terminou com uma partilha culinária de todos os envolvidos nesta noite formidável em que se sentiu o verdadeiro significado do “ser escola”.